Terça, 07 de Abril de 2020 - 18:40:57

Como é divertido fazer experiências

Posted by on Quarta-feira, Dezembro 24, 2008, 5:01
Este artigo foi publicado na categoria Ciência e possui Nenhum comentário até agora .

Este ano tivemos uma novidade na nossa escola – Ensino experimental das ciências.

Fizemos várias experiências com os seguintes temas:

  • Sombras e imagens
  • Lâmpadas, pilhas e circuitos
  • Mudanças de estado físico

Nas sombras e imagens aprendemos muitas coisas, como por exemplo:

  • Para vermos precisamos de luz;
  • A luz propaga-se em linha recta;
  • Há materiais opacos, transparentes e translúcidos e a sombra de um objecto também depende do material de que é feito esse objecto;
  • Quanto maior é o objecto maior é a sua sombra;
  • Vários tipos de espelhos que formavam diferentes imagens…

 

Ao fim deste tema fizemos um caleidoscópio e um periscópio que são instrumentos ópticos muito interessantes.

O caleidoscópio transforma, por intermédio de espelhos, desenhos simples em desenhos espectaculares. O periscópio, mesmo que sejas baixo consegues ver tudo por exemplo, olhar por cima de um muro; observar um desfile nos dias festivos com uma multidão pela frente a impedir a visão directa, etc.

Nas lâmpadas, pilhas e circuitos, também aprendemos muitas coisas:

  • Começamos por pesquisar na Internet as centrais eléctricas que usam energia que provém de diferentes fontes como por exemplo: da queima combustíveis fósseis (como o carvão ou o fueóleo), da energia nuclear ou da energia solar.
  • A energia eléctrica pode ser usada com diferentes propósitos como seja a iluminação, o aquecimento e para fazer funcionar aparelhos eléctricos.

Para fazer acender uma lâmpada é necessário haver um circuito eléctrico fechado: a fonte de alimentação (pilha) e o receptor (lâmpada) devem estar ligados entre si por fios condutores.

  • Fizemos ligações em série e em paralelo e vimos a diferença de luminosidade.
  • Distinguimos materiais sólidos e líquidos de bons e maus condutores eléctricos.

Também aprendemos as normas de segurança.

O último tema será as mudanças de estado físico. Já temos umas ideias porque fizemos algumas experiências simples, mas vamos fazer outras mais pormenorizadas depois das provas de aferição.

Com todas estas experiências aprendemos a melhor observar, a fazer previsões, a fazer gráficos, a registar observações, a tirar conclusões, etc.

Gostámos muito destas aulas porque foram interessantes.

1.º e 4.º Anos da turma B da Escola de Britiande

Pode deixar um comentário , ou trackback do seu site .

Sem comentários para “Como é divertido fazer experiências”

Deixar um comentário