BASTA DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA!

BASTA DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA!

6-pequenaNo âmbito da área curricular não disciplinar de Área de Projecto (AP), no contexto da turma B do 12.º ano, tiveram lugar no passado dia 26 (Quinta-feira), no Centro Social de Almacave, duas sessões subordinadas ao tema “Violência Doméstica”, destinadas aos alunos do ensino secundário da Escola Secundária/2, 3 da Sé e à comunidade educativa em geral.

Cada sessão abriu com uma pequena peça escrita pelos alunos do 12.º B, sob orientação da professora de Português. A representação esteve a cargo de alunos do 10.º A e do 10.º C, pertencentes à Oficina de Expressões. A professora Maria Hermínia Oliveira, responsável por esta Oficina, ensaiou e dirigiu os actores. No apoio técnico, estiveram o docente de Educação Moral e Religiosa Católica, professor Simão Pedro, e alunos do 12.º B. O Pe José Francisco, docente de AP, apresentou sucintamente o “Del 8”. Referiu a sua importância e a intenção expressa pelos países mais ricos de eliminarem os oito problemas mais graves da humanidade até 2015. Ambas as sessões contaram com o importante contributo de um elemento da APAV (Associação de Apoio à Vítima), secção de Vila Real, e outro da CPCJ (Comissão de Protecção de Jovens e Crianças em Risco de Lamego).

Esta iniciativa visava contribuir para a sensibilização dos jovens e da comunidade educativa em geral para a falta cada vez maior de Valores, como o Respeito e a Solidariedade, entre outros. Constituiu também uma forma de homenagear as mulheres, dado serem as principais vítimas deste flagelo.

Na sua origem, está o trabalho de pesquisa e reflexão realizado em AP.  O docente desta área, Pe José Francisco, tem, pois, colaborado activamente para a formação e informação dos alunos. Eles reconhecem tal facto e sentem-se gratos.

Não deixe que esta interacção tenha sido em vão. Reflicta no que viu e ouviu, (re)aja, colabore na tentativa de mudança de mentalidades e de comportamentos.

Alunos do 12.º B

Em busca da resposta à pergunta “Porquê?”

 

This Post Has 2 Comments

  1. Catarina

    Foi uma iniciativa muito importante para toda a comunidade escolar e não só. Pois contribuiu para o conhecimento de algumas instituições que podem ajudar as pessoas vítimas de violência doméstica. Mais iniciativas destas deveriam surgir.

  2. Diogo

    Olá sou o Diogo, adorei representar nesta peça de teatro.
    Penso que o tema foi bem escolhido tendo em conta que no nosso país cada vez há mais violência doméstica.

    Penso que a nossa escola está num bom caminho quanto a actividades curriculares.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.