Quarta, 16 de Outubro de 2019 - 16:58:43

Carnaval 2007


CARNAVAL NA ESCOLA SECUNDÁRIA/3 DA SÉ – LAMEGO

MAIS UMA OPORTUNIDADE DE EMPREENDER PARA APRENDER

No passado dia 16, à tarde, na Escola Secundária/3 da Sé – Lamego, assinalou-se o Carnaval. Alunos, professores e funcionários “não deixaram os seus créditos por mãos alheias”.

Assim, mostraram a muitos elementos da comunidade educativa o produto do seu trabalho, persistência, empenho, e imaginação/criatividade.

Durante várias semanas, foram feitas pesquisas, no sentido de atingir o maior grau possível de autenticidade no que se pretendia mostrar. Não faltou a recriação de diferentes épocas e eventos históricos, desde a Antiguidade Grega até ao séc. XIX, passando pelos Descobrimentos. A interculturalidade marcou presença: sambou-se, dançou-se ao som de ritmos africanos, homens e mulheres de civilizações orientais desfilaram, ciosos de exibirem as suas diferenças.

À distância, o saldo desta iniciativa continua a ser bastante positivo, pois, para além do desenvolvimento de competências essenciais à formação de cidadãos activos, colaborantes e abertos à diversidade, a comunidade educativa conjugou esforços e, novamente, mostrou que a interacção e a co-responsabilização são peças-chave na engrenagem da nossa comunidade educativa, contínua e reflectidamente (re)construída.

Para finalizar, um desejo muito especial – que nesta Escola se continue a aprender desta forma solidária e criativa. Outras oportunidades não hão-de faltar.

Aproveitemo-las… todos porque todos somos membros desta comunidade educativa que assumirá o cariz que nós escolhermos.

Maria Amélia Bernardo, 8.º Grupo B – Jornal EA n.º 7, Março de 2007