Visita de Estudo a Lisboa, Mafra e Óbidos – 12.º ano

Visita de Estudo a Lisboa, Mafra e Óbidos – 12.º ano

Foi no dia 17 de Abril que as três turmas do 12.º ano da nossa escola partiram em direcção à melhor visita de estudo de sempre.
O roteiro desta viagem contemplava sítios e monumentos magníficos de Lisboa, Mafra e Óbidos.
Foi às oito horas que saímos da nossa escola em direcção à capital. Aí visitámos e conhecemos sítios emblemáticos onde Fernando Pessoa viveu, tais como, a casa onde nasceu que se situa em frente ao Teatro Nacional de São Carlos, A Brasileira e o restaurante Martinho da Arcada.
 Passámos também pelo café Nicola cuja referência é Bocage, no Chiado estivemos em frente à estátua em homenagem a este poeta popular português, pouco conhecido, António Ribeiro Chiado. Ali próximo, também contemplámos a estátua de Luís Vaz de Camões, autor da epopeia “Os Lusíadas”. E, ainda, na Rua do Alecrim tivemos oportunidade de ver mais uma estátua. Desta em vez, em homenagem a Eça de Queirós, autor de “Os Maias”.
Em seguida, fomos de autocarro até Belém, onde estivemos no Mosteiro dos Jerónimos onde estão os túmulos de Camões e de Vasco da Gama, personagens tão importantes do século XVI. Estivemos junto do Padrão dos Descobrimentos e da Torre de Belém e, como não podia deixar de ser, provámos os famosos pastéis de Belém na casa mais antiga que os confecciona.
Ainda tivemos oportunidade de admirar o Forte de São Julião da Barra, utilizado noutros tempos como prisão. Um dos mais ilustres presos foi o General Gomes Freire de Andrade.
Depois do jantar, dirigimo-nos para o Centro de Estágio do Jamor onde pernoitámos.
No dia seguinte, 18 de Abril, saímos do Jamor, em direcção a Mafra. Para começar bem o dia, tivemos uma visita ao Palácio Nacional e ao Convento de Mafra.
A seguir ao almoço, partimos para Óbidos, onde pudemos desfrutar de uma bela vista que poderia ter sido mais agradável se o tempo tivesse ajudado.
Na viagem de regresso a casa, parámos para jantar na Mealhada, onde desfrutámos de uma bela refeição muito típica desta região, leitão à Bairrada.  
Com muita pena, a nossa viagem terminou, mas ficarão para sempre, na nossa memória, dois dias fantásticos.

Cristina Silva e Ana Catarina, 12.º A

bxk8813_padrao_dos_descobrimentos_lisboa800

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.