Sexta, 19 de Abril de 2024 - 21:12:37

Ler/ver bem para ver/ler melhor – apresentação do projecto

Posted by on Quarta-feira, Fevereiro 25, 2009, 22:48
Este artigo foi publicado na categoria Coisas, de Fazer e possui Nenhum comentário até agora .

Ler/ver bem para ver/ler melhor

Apresentação do projecto

O «ler/ver bem para ver/ler melhor» é um projecto do Clube de Leitura Palavras Vivas a desenvolver ao longo do presente ano lectivo. O ponto de partida é a consciência de que quem lê muito e bem, vê melhor o mundo, olha-o com mais atenção, valoriza pormenores para que o texto o despertou. Ler educa, portanto, o olhar. O que é evidente, embora se treine pouco. Pensámos, então, neste projecto de longo curso, que começou com uma saída para o Parque de Nossa Senhora dos Remédios com o fim de aproveitar as formas e as cores outonais, habitualmente muito estimulantes do olhar. Seguiu-se o momento de leitura de 40 textos pré-seleccionados em que estavam abundantemente presentes os temas mais salientes das imagens recolhidas. Aos alunos, coube a selecção de excertos que considerassem dialogantes com as imagens. Esta primeira fase terminou com uma exposição de imagens e textos que teve lugar no átrio da escola na última semana do primeiro período.
Chegados ao segundo período, é tempo de fazer ouvir o lido. Para isso, preparamos uma leitura pública dos textos que falam de árvores, a ter lugar no Dia Mundial da Floresta que é também o da Poesia. Ao mesmo tempo, prepara-se a gravação das leituras em CD áudio.
Já no terceiro período, o projecto passará para a última fase, que se concretizará na repetição da primeira (de recolha de imagens e selecção de textos), aproveitando a explosão de formas e cores primaveris. Os produtos serão submetidos a uma selecção final, até se chegar a 40 textos ilustrados, número suficiente para se fazer um baralho de cartas que se constituirá como base do Jogo da Leitura. Isso mesmo! Mas mais não desvendamos… que queremos fazer surpresa.

Pode deixar um comentário , ou trackback do seu site .

Sem comentários para “Ler/ver bem para ver/ler melhor – apresentação do projecto”

Deixar um comentário