O «ler/ver bem para ver/ler melhor» é um projecto do Clube de Leitura Palavras Vivas a desenvolver ao longo do presente ano lectivo. O ponto de partida é a consciência de que quem lê muito e bem, vê melhor o mundo, olha-o com mais atenção, valoriza pormenores para que o texto o despertou. Ler educa, portanto, o olhar. O que é evidente, embora se treine pouco. Pensámos, então, neste projecto de longo curso, que começou com uma saída para o Parque de Nossa Senhora dos Remédios com o fim de aproveitar as formas e as cores outonais, habitualmente muito estimulantes do olhar. Seguiu-se o momento de leitura de 40 textos pré-seleccionados em que estavam abundantemente presentes os temas mais salientes das imagens recolhidas. Aos alunos, coube a selecção de excertos que considerassem dialogantes com as imagens. Esta primeira fase terminou com uma exposição de imagens e textos que teve lugar no átrio da escola na última semana do primeiro período.
Chegados ao segundo período, é tempo de fazer ouvir o lido. Para isso, preparamos uma leitura pública dos textos que falam de árvores, a ter lugar no Dia Mundial da Floresta que é também o da Poesia. Ao mesmo tempo, prepara-se a gravação das leituras em CD áudio.
Já no terceiro período, o projecto passará para a última fase, que se concretizará na repetição da primeira (de recolha de imagens e selecção de textos), aproveitando a explosão de formas e cores primaveris. Os produtos serão submetidos a uma selecção final, até se chegar a 40 textos ilustrados, número suficiente para se fazer um baralho de cartas que se constituirá como base do Jogo da Leitura. Isso mesmo! Mas mais não desvendamos… que queremos fazer surpresa.